A Arte de Cuidar – Saúde, Espiritualidade e Educação

O livro “A Arte de Cuidar – Saúde, Espiritualidade e Educação” é mais uma obra que a Editora Comenius promove com o objetivo de colocar em prática o plano do educador checo Jan Amos Comenius de uma educação pansófica, que compreende a arte de ensinar tudo a todos e resgatar uma integração do saber.

A fragmentação do conhecimento, em especialidades e subespecialidades, levaram a um empobrecimento do entendimento do ser humano e consequentemente do processo que o leva a adoecer ou ter saúde.

A medicina e a educação, dois ramos da árvore do conhecimento, responsáveis respectivamente pela saúde do corpo e da alma, foram afastadas uma da outra, dentro do processo de fragmentação do saber nos últimos séculos. Aqui, elas se reencontram, na presença da espiritualidade.

Para que possamos desenvolver um plano de cuidados e tratar esses dois ramos do conhecimento, necessitamos primeiramente fazer uma enxertia da medicina na educação e da educação na medicina. E isso se dará através da instrução pansófica do ser humano, bem como vitalizando-o com sua essência: a espiritualidade.Neste livro, escrevem médicos, psicólogos, educadores, antropólogos, religiosos. Todos trazem a sua contribuição para esse fecundo debate. Todos são pesquisadores universitários, especialistas em suas áreas de atuação.
Esse encontro resulta em uma obra rica e densa, embora acessível e clara, para servir de reflexão e roteiro prático, num diálogo interdisciplinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *