Estimulação Cognitiva em Idosos

Apresentação

Importância do treino de memória para idosos.

Com o envelhecimento saudável alguns subsistemas de memória sofrem maiores declínios que outros e, de acordo com a literatura, os subsistemas de memória para gravação de fatos recentes e a memória para raciocínio são os mais atingidos com o processo de envelhecimento não patológico, conforme destaca Yassuda (2004).

Entretanto, a manutenção do funcionamento da memória preservado se faz importante para a promoção da independência e autonomia do idoso, assim como para um envelhecimento saudável. Acredita-se também que as estratégias de memória possam auxiliar na organização dos materiais a serem armazenados e ainda poderiam servir como mediadores para o processamento eficiente das informações, como ressalta Klingberg (2010).

Subdivididas entre internas e externas, as estratégias de memória podem ser ferramentas para estimular as possibilidades de se compensar déficits associados ao processo de envelhecimento. A priori, assim como postulam pesquisadores, não existem fórmulas mágicas para aumentar o nível de desempenho de memória na velhice, mas ganhos objetivos no desempenho de memória são observados após participação em programas de treino que estimulam o aprendizado de estratégias e a otimização da memorização.

Neste contexto, objetiva-se realizar aulas de capacitação de profissionais para oferecerem estimulação cognitiva em idosos. Este curso promove o ensino de estimulação de habilidades cognitivas em idosos, tais como atenção, memorização, funções executivas, linguagem e também busca suscitar a discussão sobre crenças negativas e positivas de memória e a utilização de estratégias de memorização (categorização de itens, criação de imagens mentais, repetição da informação e associações verbais). Além disso, enfatiza a influência de fatores como estilo de vida sobre o desempenho da memória.

O curso de extensão com 60hs de carga horária.

Professores do Curso

  • Profª. Dra. Ana Maria Maaz Acosta Alvarez
  • Profª. Drª. Cláudia Selitto Porto
  • Profª. Drª. Eliane Correa Miotto 
  • Prof°. Dr. Franklin Santana Santos
  • Prof°. Ms. Henrique Salmazo da Silva
  • Profª. Ms. Fabiana Castillo Roda Carvalho
  • Profª. Ms. Luciane de Fátima Viola Ortega
  • Profª Dra. Mônica Sanches Yassuda
  • Profª Ms. Paula Schimidt Brum
  • Profª. Drª. Renata Avila 
  • Profª. Drª. Sonia Maria Dozzi Brucki
  • Profª. Ms. Thais Bento Lima da Silva
  • Profª Ms. Viviane Peixoto Salgado Abreu

Metodologia

  • Webaulas
  • Artigos
  • Exercícios
  • Filmes
  • Casos Clínicos

Ambiente Virtual

A plataforma utilizada para acesso à sala de aula será a plataforma Moodle. O aluno ao entrar com login e senha abrirá uma janela (página) no computador como se estivesse entrando em outro site.

  • Nessa página serão exibidos calendário, notícias, fórum, aulas disponibilizadas, textos para downloads, etc;
  • Não há necessidade de baixar essa plataforma Moodle;
  • Ao clicar na aula, abrirá uma janela com visualização do vídeo;
  • E caso o professor utilize data show na sua apresentação teremos outra janela mostrando com clareza as informações do slide para que o aluno possa copiar as informações;

Público Alvo

Estudantes e profissionais das áreas de saúde, humanas e sociais

Informações

  • Data: 2019
  • Local: Online (Webaula)
  • Carga Horária: 60h
  • Dias da Semana: Todos os dias
  • Valor: R$850,00

Conteúdo

Módulo I – Conceitos teóricos

  • Apresentação do curso e panorama do envelhecimento atualmente no Brasil
  •  Cognição- breve contexto
  • Relação cérebro e comportamento;
  • Envelhecimento cerebral e cognitivo;
  • Memória e seus subsistemas
  • Linguagem
  • Funções executivas
  • Atenção
  • Filme-Íris

Módulo II – Rastreio Cognitivo

  • Fatores que influenciam no desempenho cognitivo do idoso
  • Funcionalidade e desempenho cognitivo
  • Avaliação cognitiva do idoso, como realizar o rastreio
  • Mini Exame do Estado Mental
  • Bateria Breve de rastreio Cognitivo
  • Addenbrookes´s Cognitive Examination-Revised (ACE-R)

Módulo III – Crenças e Estratégias

  • Metamemória e Queixas de Memória do Idoso
  • Estratégias de memória e seus subtipos internas/externas: categorização, criação de imagens mentais, associações verbais e visuais, repetição, rimas e organização do ambiente

Módulo IV – Tipos de Estimulação Cognitiva

  • Comprometimento Cognitivo Leve
  • Apresentação dos modelos de treino cognitivo ( para idosos com comprometimento cognitivo leve e idosos preservados), publicados no Brasil.
  • Técnicas de aprendizagem sem erro; apagamento de pistas e evocação espaçada;
  • Estimulação cognitiva aos idosos com declínio cognitivo evidente;
  • Grupo de apoio aos familiares de pacientes com comprometimento de memória;

Período e Duração

O curso tem duração de 2 (dois) meses. O aluno terá 60 dias para finalizar o curso após o 1º acesso.

Certificado

O certificado será emitido pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva para todos os alunos que tiverem freqüência de pelo menos 75% e participação nas atividades(fóruns, filmes, etc) e nota mínima de 7,5 na prova;

Valores e Forma de Pagamento

– Taxa de matrícula R$ 50,00
– Preço do curso R$ 800,00 (estudantes ou profissionais)
– Valor Total do Curso R$ 850,00 – Possibilidades de parcelamento no cartão em até 12x (com juros do próprio cartão) ou pela PagSeguro

Pagamentos Boleto: Em até 3 vezes, favor enviar um e-mail para Fabíola.

Contato:
fabiola@saudeeducacao.com.br