Estimulação Cognitiva para Idosos – Ênfase na Memória

Estimulação Cognitiva em Idosos – Ênfase em Memória é livro que tem por objetivo utilizar os recursos mais atuais e contemporâneos da estimulação cognitiva para reabilitar ou, pelo menos, minimizar o tão comum déficit de memória encontrado em idosos com 60 ou mais anos.

Seus capítulos apresentam-se sob excelente disposição. Segue didática que, a um só tempo, associa os conceitos relacionados ao déficit cognitivo e aqueles que se aplicam à prática da reabilitação.

Inicialmente, seu texto aborda os aspectos gerais do envelhecimento cognitivo e sociodemográfico. Segue-se o estudo particularizado das habilidades cognitivas e o treino específico e próprio de alguma delas. O livro continua com a valorização da importância da aplicação dos instrumentos e baterias cognitivas para se detectar os possíveis déficits e comprometimentos no idoso. Por fim, destacam-se técnicas de treino cognitivo e programas concebidos para grupos de idosos com características próprias: analfabetos, hipertensos, diabéticos, acometidos pela Doença de Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve, ai que se acrescenta o planejamento das atividades indicadas para o trabalho com indivíduos ou grupos.

Estimulação Cognitiva em Idosos – Ênfase em Memória apresenta 4 Editores, 18 Colaboradores, 22 Capítulos, num total de 160 páginas.

Deve-se assinalar a clareza expositiva, a atualização e o sentido prático do leitor.

Seu público-alvo está formado por pesquisadores e profissionais de Saúde, que atendem pacientes idosos: Geriatras, Gerontólogos, Neurologistas, Psiquiatras, Psicólogos, Fisioterapeutas, e Terapeutas Ocupacionais atuantes na cognição.

É livro, pois, que sem sombra de dúvida, muito colaborará para os que defendem o tratamento não medicamentoso dos portadores de déficit de memória, ao tempo de colaborar para a divulgação dessa novel terapêutica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *