Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto

“O luto é o preço que pagamos por amar.” – Colin M. Parkes

O luto, a perda duradoura de uma pessoa amada, dá origem a muitos sofrimentos – o sofrimento pela pessoa perdida, o sofrimento por muitas perdas secundárias que acompanham o evento e o processo doloroso de perder uma enorme extensão de suposições sobre o mundo que dependia da pessoa amada para ter valor. “As pessoas dizem: “Meu mundo virou de cabeça para baixo” ou comparam com uma mutilação física: “Perdi uma metade de mim, me sinto vazio por dentro”. Assim, muitos hábitos de pensamento, expectativas, planos e ações que envolveram a outra pessoa são perdidos, de tal maneira que nos sentimos desorientados; de repente, o mundo familiar parece estranho, nada fica em seu lugar, ou melhor, ficamos fora do lugar.

Entendemos que o luto, pela sua força e significado, tem atraído a atenção do intelecto e do coração dos homens de todas as profissões e de todas as gerações desde que o ser humano surgiu no planeta e, por conta disso, todos eles, ao longo da história da Humanidade, com seus diferentes saberes, habilidades e dons puderam dar sua contribuição à temática.

Durante muitas décadas, o luto foi objeto de estudo, sobretudo da psiquiatria e psicologia. Contudo, nos últimos anos tem havido também um interesse crescente por parte de outras áreas e profissões sobre a temática.

Foi com esse desejo, de que o livro de fato representasse e reunisse todo o conjunto do esforço coletivo humano sobre assunto tão delicado, e ao mesmo tempo instigante, que nasceu um livro plural, multissensorial, interdisciplinar que consegue olhar o luto sob várias atitudes: religiosa, filosófica, científica, pedagógica, estética e assistencial.

Os temas aqui abordados pelos autores têm grande importância e significado, porque todos eles buscam refletir e nos convidam a pensar sobre os diferentes espaços das perdas. Da doença e da morte, passando pela arte, pela vida e pelo cotidiano, sempre precisamos refletir sobre o luto que em todos os âmbitos se projeta.

O livro está dividido didaticamente em quatro grandes módulos: Seção 1 – Luto – Visões Plurais e Interdisciplinares; Seção 2 – Fundamentos, Conceitos, Pesquisas e Contextos do Luto; Seção 3 – O Luto e a Educação; Seção 4 – Assistência aos Enlutados.

O livro é a resultante do esforço de profissionais especialistas das mais diversas áreas de atuação e contém a contribuição de mais de 60 autores nacionais e estrangeiros.

No momento, não há nenhum livro nacional ou do exterior que se lhe compare, seja por sua abrangência, pluralidade, interdisciplinaridade, riqueza e, portanto, por sua unicidade e singularidade.

O livro certamente é um presente do Brasil, dos brasileiros e da cultura brasileira para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *